segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Verdade ou mito no Pilates

Aos 90 anos, o pilates se renova e atrai cada vez mais gente. Segundo pesquisa da Sporting Goods Manufacturers Association (Associação de Fabricantes de Produtos Esportivos), só nos Estados Unidos o número de praticantes aumentou 471% de 2000 para 2008, e hoje estima-se que sejam quase nove milhões.

No mesmo período, o spinning cresceu 42% e a corrida na esteira apenas 32%. Por aqui inexistem esses dados, mas estúdios e salas em academias estão cheios. Antes de iniciar a pessoa deve saber o que esperar do pilates.
Por exemplo, se quiser melhorar a postura, a coordenação motora e o equilíbrio; fortalecer e alongar a musculatura, vá em frente. Mas se a ideia for ganhar músculos e queimar muitas calorias para emagrecer prefira outra ginástica, ou melhor, associe-o a outras.
Nas questões sobre pilates, há mais prós do que contras, mas há também uma ideia equivocada de que o exercício isoladamente pode te dar um corpão como o de Madonna ou Demi Moore. Vale lembrar que as duas fazem musculação pesada. E pilates.
MÚSCULOS, MAS SEM VOLUME:
O pilates não substitui a musculação e vice-versa. Mas quem faz pilates se sente mais bem preparado física e mentalmente para qualquer atividade comum do dia a dia, a prática de esportes, e ainda protegido contra lesões. O pilates valoriza a qualidade do movimento, não a quantidade. A técnica confere tônus muscular pois trabalha com exercícios de resistência, com carga, que pode ser o próprio peso, como nas séries no solo, ou a resistência das molas dos aparelhos.
Há também pequenos acessórios (elásticos, bolas, bosu etc) que exercem essa função. Mas sem excessos,  sem priorizar uma parte do corpo em detrimento de outra. O pilates visa ao equilíbrio entre o tônus e o alongamento, mantendo a elasticidade e a amplitude dos movimentos. O pilates deixa o corpo seco e durinho. Mas não espere um tônus de quem pratica treinamento de força.
PREVENÇÃO DE LESÕES:
O pilates fortalece a musculatura mais profunda, o core, a área do tronco e da pelve envolvida na estabilização da coluna; que não é o foco da musculação. O core bem trabalhado previne lesões. Ela acrescenta que para fortalecer e definir o abdômen não é preciso se acabar em séries de dezenas de abdominais. E que poucas repetições com alto grau de qualidade são suficientes para trabalhar essa região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário